Programa Brasil Sorridente – Serviços odontológicos de graça!


Publicidade

O projeto Brasil Sorridente é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer o tratamento dentário gratuitamente para todas as pessoas que não têm acesso a este tipo de serviços. O programa foi criado em 2006 e, desde então, já beneficiou mais de 4 milhões de brasileiros.


Publicidade

A iniciativa tem como principal foco a realização de cirurgias para a colocação de implantes dentários grátis, um procedimento muito caro e que não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, o projeto não se limita a isso e também oferece outros tipos de tratamentos, como limpeza dental, restaurações e extrações.

Para se candidatar a uma vaga no projeto, é necessário comparecer a uma das unidades da rede pública de saúde munido de documentos pessoais e comprovante de residência. Após avaliação clínica, o paciente será encaminhado para o tratamento adequado.

O presente artigo abordará os principais aspectos do Projeto Brasil Sorridente, com destaque para os seus objetivos, beneficiários e formas de participação.

Como funciona o programa Brasil Sorridente?

O programa Brasil Sorridente é um programa do Governo Federal que visa melhorar a qualidade de vida da população brasileira, por meio da melhoria da saúde bucal. O programa tem como objetivo garantir o acesso universal às pessoas que não têm condições de arcar com o custo dos tratamentos dentários.


Publicidade

O programa foi criado em 2004 e, desde então, já beneficiou mais de 36 milhões de pessoas em todo o país. O programa é administrado pelo Ministério da Saúde e conta com a parceria de diversas secretarias estaduais e municipais de saúde, além dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs).

Para se cadastrar no programa, basta ir até uma unidade de saúde munido de um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho etc.) e comprovante de residência. O cadastro é gratuito e feito pelo sistema do Ministério da Saúde. Após o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha do Programa Brasil Sorridente, que será usada para identificar o beneficiário nas unidades credenciadas pelo programa.

A carteirinha do Brasil Sorridente dá direito a um conjunto básico de serviços odontológicos gratuitos: consultas, exames clínicos e radiográficos, limpeza dental, fluorização, obturações (tratamento das cavidades), extrações dentárias simples e tratamento periodontal (tratamento das gengivas), (Implante dentário grátis). Além disso, o beneficiário também tem direito a receber orientações sobre higiene bucal e prevenção oral.

Quem tem direito ao dentista gratuito pelo SUS?

Os beneficiários do SUS têm direito ao atendimento odontológico gratuito. Isso significa que todas as pessoas que sejam usuárias do Sistema Único de Saúde têm acesso a um dentista gratuitamente. No entanto, é importante lembrar que o atendimento odontológico gratuito pelo SUS não é obrigatório, ou seja, cabe às pessoas decidirem se irão ou não utilizar o serviço.

Veja também: Melhores Aplicativos para Assistir Novela Online

Como participar do Projeto Brasil Sorridente?

O Projeto Brasil Sorridente é um movimento nacional que tem como objetivo estimular a prevenção e o tratamento de doenças bucais, promovendo a saúde bucal de todos os brasileiros. A iniciativa visa também ampliar o acesso às consultas odontológicas e às práticas de higiene oral.

Para participar do Projeto Brasil Sorridente, basta da entrada em uma das unidades da rede pública do SUS “Sistema Único de Saúde” e seguir as instruções para agendar uma consulta odontológica gratuita. Todos os participantes receberão um kit de higiene oral completo para manter a saúde bucal em dia.

Veja também: Melhores Sites para Procurar Emprego Gratuitamente

Conclusão

A boa notícia é que, a partir de agora, os brasileiros que necessitam de um implante dentário para corrigir o seu sorriso não terão mais que se preocupar com esse tipo de procedimento. Isso porque o Governo Federal lançou o Projeto Brasil Sorridente, que oferece implantes dentários gratuitos pelo SUS. 

Veja Também:

Como recuperar mensagens apagadas do whatsApp!

Como criar Figurinhas para o WhatsApp